domingo, 28 de agosto de 2011

Revelações de Abaluaê

 
 
Essa semana, devido a comemoração do orixá Abaluaê ou Obaluaie/Omulu no mês de agosto, recebi alguns textos muito interessantes desmistificando as superstições em torno deste Senhor da Luz da Cura, sobre o qual ainda se ouvem muitas besteiras.
 
Relativamente tenho pouco tempo de Umbanda, porém a vida inteira de estudo dentro da espiritualidade e de mitologias diversas, e mitologia, quem estuda sabe, só muda o nome da cultura, a essência é tudo igual. Algumas pessoas, presas a lendas africanas, temem o orixá como se ele fosse a peste, algo quase malígno, sem perceber a incongruência disso, uma vez que ele, como os demais orixás, é manifestação da Luz Divina. Outras o temem pelo mesmo motivo que na Wicca chamávamos aquelas pessoas mais deslumbradas de 'pink wicca', ou seja, aquela pessoa que só quer saber dos aspectos 'fofinhos' da divindade, e não tem maturidade ainda para compreender que é preciso luz para haver sombra.
 
Durante a obrigação a Abaluae, recebi a graça de entrar no campo vibratório desse orixá e receber explicações que batem em muito com a essência de todos  esses textos.
 
Dentre elas, que nada disso que falam sobre ele é verdade, que atrai coisas ruins ou que não se devem ter objetos dele em casa, etc.
Resumidamente, me foi explicado que ele é o orixá da transformação necessária para evolução e para a cura.
E as pessoas não querem mudar nem gostam de serem forçadas a se mexer, então, embora queiram a cura, procuram o quanto antes 'livrar-se ' da energia de mudança que ele impõe.

Ou vi claramente as seguintes frases:

Queres a cura física? Muda!
Queres a cura emocional? Muda!
Queres a cura espiritual? Muda!

Todos querem receber suas curas, mas ninguém está disposto a mudar.

Orixá da Reforma Íntima e do caminho inexorável que todos teremos que fazer na limpeza de nossas vestes espirituais, no cumprimento do karma por força de nossas próprias ações (coisa que ninguém quer encarar) e na mudança de nossos padrões íntimos.

Por todas essas coisas, Abaluae é visto com temor e evitado. Não por ele ser algo negativo, mas... Porque não queremos encarar as mazelas que ocultamos por trás das palhas onde nos escondemos.

Atoto Abaluae
Salve Omulu


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário