segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O Baralho Cigano

O BARALHO CIGANO



Você sabia?

Tradicionalmente eram utilizadas cartas de baralho comum, às quais os ciganos nomeavam dentro de sua tradição de acordo com o significado; posteriormente foram desenvolvidos baralhos desenhados conforme essa significação, tornando-os mais atrativos aos olhares leigos.
Muitas lendas e superstições envolvem esse oráculo, pois naturalmente assim como o povo cigano ele estimula nossa imaginação!
Há quem diga que não se pode ler este oráculo sem ser cigana de sangue, e há quem diga que uma cigana 'verdadeira' jamais utiliza esta forma de oráculo, e sim dá preferência a quiromancia. Há que se levar em conta também que há grande influência do Povo Cigano dentro de tradições não rom (ou roma, designação dos ciganos legítimos, de sangue), como a Wicca e a Umbanda, o que popularizou este sistema de leitura de cartas entre gajins (não-ciganas).
Existem também diferentes versões do baralho cigano, com 28, 36 e 42 cartas, sendo a de 36 a mais popular.
Assim como todas as ciências divinatórias, o Baralho Cigano foi mais um oráculo que extrapolou os limites da cultura onde inicialmente se originou e hoje é difícil distinguir o que é de fato 'tradicional' do uso popular - e não menos efetivo.
J. Dhursaille

Curta a Página e continue a receber dicas e informações sobre Magia, Oráculos e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário